DIFERENÇA ENTRE MASSAGISTA E MASSOTERAPÊUTA


A massagem é praticada há milhares de anos.

Os seus principais benefícios são:

· melhorar a circulação sanguínea,

· aliviar dores, tensões e a promover o bem-estar.

A diferença entre o massagista e o massoterapeuta está na formação e no conhecimento adquirido por estes profissionais.

As práticas podem ser divididas entre técnicas orientais e ocidentais.

A principal diferença é que a massagem ocidental busca trazer benefícios para o aparelho locomotor, muscular e esquelético. As técnicas orientais focam no equilíbrio das energias do corpo para a manutenção da saúde.

Ambas liberam hormônios que promovem o relaxamento, o estímulo da circulação sanguínea e o alívio de músculos tensionados.

As técnicas de massagem também são indicadas como terapias complementares para acelerar a recuperação de pacientes em diversas situações.

A principal diferença entre a massagem e a massoterapia está na formação dos profissionais.

· O massagista é um profissional que buscou fazer um curso livre para se especializar em uma técnica específica de massagem. Ele pode dominar técnicas de massagem relaxante, drenagem linfática ou massagem clássica, por exemplo.

· O massoterapeuta é um profissional com formação técnica para executar diferentes tipos de massagem orientais e ocidentais. O curso técnico em Massoterapia tem, em média, dois anos de duração (1200 horas aula). Este é o período necessário para que o aluno se especialize em diversas técnicas.

No curso de Massoterapia também são adquiridos conhecimentos em MTC – Medicina Tradicional chinesa, biossegurança, fisiologia e anatomia, para que saiba exatamente onde deve tocar, apertar, massagear e o efeito que cada toque proporciona. Depois da formação em nível técnico, é possível encontrar vagas em academias, clubes esportivos, SPAs, clínicas de estética, empresas e hotéis.

O massoterapeuta aprende diversas técnicas, tanto orientais como ocidentais, são elas:

· Quick Massage

· Massagem clássica

· Massagem Modeladora

· Drenagem linfática facial e corporal

· Reflexologia podal

· Shiatsu, Zen Shiatsu, Shiatsu Facial

· Do-in

· Tuiná

· Auriculoterapia

· Aromaterapia

· Cromoterapia

· Ventosaterapia

· Entre outras

Como já citado, não podemos desmerecer o conhecimento e habilidade do massagista, pois mesmo que ele não tenha feito o curso técnico, em alguns casos, este profissional se especializou em uma técnica específica e proporciona grandes resultados aos seus clientes.

Vale ressaltar que mesmo cursos livres ou o próprio curso técnico não são o “fim” e sim um começo de aprendizado sobre terapias complementares e principalmente sobre o funcionamento do corpo humano. Portanto, após a formação, o profissional precisa continuar seus estudos para proporcionar saúde e qualidade de vida a seus clientes.

Claudia Secassi - Massoterapêuta (11) 99960-5609


11 visualizações

© 2019 por  Claudia Secassi

  • Facebook ícone social
  • Instagram ícone social
  • LinkedIn ícone social
  • 51PbrVeu69L
  • download
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now